sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Ondas sísmicas misteriosas viajaram pelo mundo e ninguém sabe o porquê


O enigmático evento sísmico ocorreu a 11 de novembro, mas nenhum humano sentiu.

Instrumentos científicos registaram ondas sísmicas que percorreram o mundo na manhã de 11 de novembro, ressoando por mais de 20 minutos, informa a National Geographic .

Segundo a mídia, o estranho evento começou a cerca de 24 quilómetros da ilha francesa de Mayotte, localizada na costa sudeste de África, após o que atravessou o continente africano e os oceanos, chegando ao Chile, Nova Zelândia, Canadá e Havaí. .

Nenhum ser humano sentiu o movimento telúrico, e apenas o entusiasta apelidado de @matarikipax no Twitter notou um sinal estranho nos sismogramas em tempo real do US Geological Survey. (USGS).


This is a most odd and unusual seismic signal.

O engraçado é que nenhum especialista pode explicar por que essas ondas sísmicas ocorreram. O sismólogo Goran Ekstrom, da prestigiosa Universidade de Columbia, disse que "não viu nada igual". Observando que "isso não significa que a causa era tão exótica", ele apontou para as características incomuns do evento, como sua baixa frequência e disseminação global. 

No momento, os cientistas sugerem que as ondas podem ter sido relacionadas a um enxame sísmico que afectou Mayotte desde maio passado. O problema é que sua frequência diminuiu nos últimos meses e não houve um terramoto tradicional na ilha quando o evento enigmático de 11 de novembro começou.

Por seu turno, o Instituto Francês de Pesquisas Geológicas indica que na costa de Mayotte poderia estar desenvolvendo um novo centro de actividade vulcânica e que as ondas poderiam apontar para um movimento magmático no mar. De qualquer forma, os especialistas tentam resolver esse enigma geológico neste momento.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...