segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Estudo: Algo mais do que o Planeta Nove poderá se esconder nos confins do Sistema Solar


Uma equipe de pesquisadores propôs uma explicação alternativa sobre as órbitas estranhas que manifestam alguns dos chamados objetos trans-neptunianos.

Para explicar as órbitas incomuns de dois grupos de objectos que estão localizados além de Neptuno, os astrónomos sugeriram a existência do hipotético Nono Planeta nos confins do Sistema Solar. No entanto, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade Americana de Beirute (Líbano) levantou outra explicação para esse fenómeno, relata o portal EurekAlert!

Segundo a mídia, os cientistas propuseram a existência de um enorme disco formado por pequenos corpos congelados, cuja massa combinada excede dez vezes a da Terra. Combinando-se com um modelo simplificado do Sistema Solar, as forças gravitacionais desse disco poderiam explicar a incomum arquitectura orbital exibida por alguns dos chamados objectos trans-neptunianos nos seus limites.

É quase impossível ver esse disco de dentro do Sistema Solar

O portal afirma que este estudo não foi o primeiro a explicar as órbitas incomuns com a existência de um enorme disco feito de pequenos objectos. No entanto, ele foi capaz de explicar as particularidades dessas órbitas, levando em conta a massa e a gravidade dos oito planetas do nosso Sistema Solar.

Segundo o pesquisador Antranik Sefilian, "a hipótese do Nono Planeta é fascinante, mas se existiu, até agora não foi detectado".

"Queríamos ver se poderia haver outra causa menos dramática e talvez mais natural para as órbitas incomuns que vemos em alguns objectos trans-neptunianos [...] Se eliminarmos o planeta nove do modelo e permitirmos a presença de muitos objectos pequenos espalhados por uma área ampla, as atracções colectivas entre esses objectos poderiam explicar as órbitas excêntricas que vemos em alguns dos objectos trans-neptunianos ”, acrescentou.

O autor do estudo explicou que o problema é que é quase impossível ver esse disco se o observarmos dentro do Sistema Solar. "Embora não haja evidência de observação directa do disco, não o temos no Nono Planeta, estamos investigando outras possibilidades", resumiu o cientista.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...