quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

NASA mostra a suposta forma de um "bolo" do objecto mais distante já estudado


Os especialistas não descartam a possibilidade de que, na realidade, sejam "dois objectos orbitando um com o outro".

A 1 de janeiro, a NASA divulgou uma nova foto do objecto chamado '2014 MU69', conhecido como 'Ultima Thule', que sua sonda que se aproximou com sucesso na terça-feira.

A imagem, que mostra um corpo espacial alongado, foi tirada durante a aproximação máxima da sonda ao objecto, a cerca de 3.500 quilómetros de Ultima Thule. No momento, os especialistas não têm certeza sobre a aparência do corpo, localizado no cinturão de Kuiper, e sua forma. 

A última foto publicada indica que o Ultima Thule poderia " ter uma forma semelhante a um bolo ". No entanto, a possibilidade de que na realidade sejam "dois objectos que se orbitam entre si" não está descartada, de acordo com um comunicado da agência espacial.

É relatado que o sobrevoo do New Horizons ajudou a determinar a direcção de rotação de seu eixo, que gira "como uma hélice ", embora o período ainda seja desconhecido.

First image of #UltimaThule! At left is a composite of two images taken by @NASANewHorizons, which provides the best indication of Ultima Thule's size and shape so far (artist’s impression on right). More photos to come on Jan 2nd! http://bit.ly/flyby-photo 

Anteriormente, a NASA publicou as primeiras imagens do corpo que a sonda conseguiu fazer durante o voo. Nos próximos dias, a New Horizons deve enviar mais informações sobre o Ultima Thule para a Terra e estima-se que serão necessários 20 meses para baixar o conjunto completo de dados.

Em julho de 2015, a New Horizons fez um voo histórico para além de Plutão e suas luas, fornecendo dados que transformaram a visão desses mundos intrigantes. 

Então ela seguiu para Ultima Thule, a cerca de 1.600 milhões de quilómetros de Plutão.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...