A 1 de fevereiro, houve uma forte explosão e uma trilha de fumo no céu da província cubana de Pinar del Río.
Uma equipe de pesquisadores cubanos confirmou que o misterioso objecto que caiu no 1º de fevereiro na província de Pinar del Rio, no oeste de Cuba, era um meteorito e também conseguiram determinar a sua composição.
De acordo com a análise dos fragmentos encontrados por um grupo de especialistas no campo astronómico, geofísico e ambiental da ilha, o objecto pode ser do tipo litite opetreo, que contém silicato de ferro, níquel e magnésio.
Na tarde de sexta-feira, um objecto cruzou o céu da referida província sob a forma de uma esfera incandescente, seguido por uma trilha de condensação e uma forte explosão, disse a ministra cubana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa, na sua conta do Twitter.
O meteorito se desintegrou em numerosos fragmentos , espalhando-se em diferentes locais de Pinar del Río, sem deixar vítimas ou danos materiais, acrescentou o ministro.
O maior fragmento do meteorito foi encontrado em Palmarito, com um tamanho aproximado de 11 centímetros de comprimento, o que causou uma pequena cratera no solo. Além disso, especialistas recolheram amostras para realizar análises químicas adicionais que permitem ter mais precisão do objecto.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário