quarta-feira, 26 de junho de 2019

Cientistas descobrem fungos alucinógenos que transformam insectos em 'zumbis sexuais'


Pesquisadores fizeram uma descoberta aterrorizante quando viram como as cigarras, estavam tentando freneticamente espalhar sexualmente uma doença fúngica, mesmo após a doença ter consumido seus órgãos genitais.

Os biólogos da Universidade de Virgínia Ocidental descobriram um parasita fúngico que produz uma série de substâncias alucinógenas e faz com que suas vítimas se tornem em "insectos voadores zumbis", tentando acasalar com tudo o que mexe, mesmo depois de a doença fúngica ter consumido totalmente seus órgãos genitais, informou o Science Daily.

"Eles são zumbis só no sentido de que o fungo está controlando seus corpos", explicou o doutor Matt Kasson, cientista de plantas e solos e um dos coautores da pesquisa. 

Fungo controla o comportamento dos insectos

Massospora é uma espécie de fungo mortífero, e se diz que ela contém uma substância psicoactiva parecida aquelas que podem ser encontradas nos cogumelos alucinógenos, fazendo com que as cigarras machos continuem voando se contorcendo por aí e tentando infectar outros insectos, incluindo machos, muito tempo após de o fungo ter começado a destruir seus corpos.

Os esporos, que são conhecidos como conidia, se espalham a partir dos órgãos genitais durante o acasalamento e o voo.

Pensa-se que as cigarras ficam infeccionadas pelo fungo durante seu estado larvar no subsolo, que às vezes pode durar mais de uma década. Antes de morrerem elas vêm à superfície por um período de apenas algumas semanas.

"As cigarras adultas infectadas mantêm ou aceleram sua actividade receptiva, permitindo assim um rápido alastramento da doença antes de o indivíduo infectado morrer," destacou Kasson.

"Eles também entram em comportamentos hipersexuais, a Massospora apodera-se [do corpo] das cigarras, as transformando em vectores eficazes para transmissão de conidia", disse o cientista.

Esta descoberta fascinante, mas um tanto assustadora, é um novo exemplo do fenómeno em que os parasitas controlam o comportamento dos indivíduos infectados.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...