segunda-feira, 22 de julho de 2019

É encontrado submarino francês naufragado há mais de 50 anos em circunstâncias misteriosas


O submarino francês Minerve, afundado há mais de cinquenta anos no Mediterrâneo, foi encontrado durante uma operação de busca, afirmou na segunda-feira (22) a ministra da Defesa da França, Florence Parly.

A operação de busca do submarino foi iniciada no início de julho. Antes Parly havia declarado que "apesar do progresso tecnológico, as buscas em profundidade de dois mil metros continuam complexas e sem certeza de sucesso".
Acabamos de encontrar Minerve. É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Eu penso nas famílias que esperaram tanto tempo por este momento. 

O submarino a diesel, com 52 submarinistas a bordo, afundou no dia 27 de janeiro em 1968 perto de Toulon, no Mediterrâneo, em quatro minutos apenas. Apesar das buscas, das quais participou o famoso submarinista Jacques-Yves Cousteau, os rastos do submarino não foram encontrados. Supunha-se que o submarino submergido estaria à profundidade de aproximadamente dois mil metros. 

O submarino francês Minerve nos anos 60 no porto de 
Marseille,França, foto de arquivo 

A tripulação do submarino francês Minerve, foto de arquivo, 1965

O incidente com o Minerve ocorreu dois dias depois do desaparecimento do submarino Dakar, da Marinha de Israel, que sumiu no Mediterrâneo Oriental. Além disso, em 1968 afundaram outros dois submarinos: um da União Soviética, o K-129, e um dos EUA, o Scorpion.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...