domingo, 17 de novembro de 2019

"É um momento mágico": a Microsoft salva projectos de código aberto numa mina no Árctico, caso o apocalipse chegue


A empresa americana armazenou projectos para Android, Linux e outros aplicativos.

A gigante tecnológica Microsoft salvou - com a ajuda de sua empresa GitHub - os projectos de código aberto do Android, Linux, além de outros 6.000 aplicativos no Arctic World Archive, localizados numa mina localizada na ilha de Spitsbergen, com o objectivo de que sobrevivem a um eventual apocalipse, informou a Bloomberg na quarta-feira .

Um tratado internacional estabelece como território neutro esta área, que também abriga o famoso Cofre Global de Sementes de Svalbard, um enorme armazém subterrâneo que contém sementes congeladas de milhares de plantas cultivadas em todo o mundo, com o objectivo de proteger todo esse material genético diante de possíveis desastres naturais, guerras ou outros cataclismos, lembra a mídia americana.

"Momento Mágico"

O director geral do GitHub, Nat Friedman, viajou para este local no final de outubro para armazenar neste arquivo uma grande parte do código de software aberto do mundo, que é armazenado num dispositivo de poucos quilos no qual os dados são codificados. Como servidores e pen drives não são duráveis ​​o suficiente para esse fim, os dados são codificados no que parecem ser "bobinas de filme" dentro de um contentor. "É basicamente microfilme", ​​acrescenta Bloomberg.

Acredita-se que esse sistema possa durar 750 anos em condições normais e até dois milénios se preservado num ambiente frio, seco e com baixo oxigénio.

O dispositivo contém os sistemas operacionais Android e Linux, além de outros 6.000 aplicativos importantes de código aberto. "É um tipo de momento mágico. Acho que ter um registo histórico disso será valioso para as gerações futuras", disse Friedman.

O objectivo do GitHub, que a Microsoft adquiriu no ano passado por US $ 7,5 biliões, é economizar até 200 desses dispositivos no Arctic World Archive, com uma capacidade de 120 gigawatts de código de software aberto cada. No futuro, eles também planeiam ter muitos "depósitos em código" espalhados por todo o mundo.

"É uma loucura"

Friedman acredita que o software de código aberto é uma das grandes realizações da humanidade, pois, na sua opinião, tornou-se "a base do mundo moderno", uma vez que a Internet, smartphones e satélites dependem dele. e dispositivos médicos e científicos, além de robots. O modelo de código aberto permite que outra pessoa veja o 'software' criado por outras pessoas, use-o e crie seu próprio ou desenvolva-o.

Actualmente, o GitHub tem cerca de 40 milhões de pessoas, a maioria voluntárias, encarregadas de supervisionar o bom funcionamento de seus projectos, detectar erros, procurar falhas de segurança e rastrear alterações.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...