segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia


Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.

Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. Tal como frisa o jornal ABC, este planeta, a confirmar-se, pode levar a futuras explorações espaciais.

Localizada a cerca de 4,2 anos luz da Terra, Próxima Centauri é uma estrela anã vermelha com uma massa oito vezes menor do que a do Sol. Já em 2016, um exoplaneta potencialmente habitável (o Proxima b) foi descoberto a girar à sua volta. Um ano depois, detetaram-se evidências de cinturões de poeira em torno da estrela.

Agora, uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Science Advances, dá conta de um segundo planeta – o Proxima c -, descoberta que pode fazer deste um dos sistemas planetários mais complexos.

O Proxima c seria um planeta rochoso com massa mínima de cerca de seis vezes a massa da Terra e giraria em torno da sua estrela 1,5 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

“O sinal parece ser muito convincente, mas ainda não podemos descartar que seja fruto de outros fatores, como um ciclo de atividade magnética estelar”, explicou Cristina Rodríguez-López, cientista do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), em Espanha, que participou na investigação, citada em comunicado.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...