sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Descoberto planeta bebé gigante a apenas 330 anos-luz da Terra


Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos, acaba de descobrir um enorme planeta recém-nascido. É mais próximo da Terra do que qualquer outro mundo da mesma idade até agora localizado.

O “planeta bebé”, batizado de 2MASS 1155-7919 b, encontra-se na Associação Epsilon Chamaeleontis e está apenas a 330 anos-luz da Terra, uma distância próxima em termos astronómicos, frisa a agência Europa Press, que dá conta que a equipa recorreu a dados do observatório espacial Gaia para descobrir este mundo.

De acordo com os cientistas, que publicaram recentemente a descoberta na revista científica Research Notes of the American Astronomical Society, este novo mundo pode ser muito útil no estudo da formação dos gigantes gasosos.

“O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que, muito provavelmente, estamos a olhar para um planeta infantil, talvez esteja ainda a meio da sua formação”, disse Annie Dickson-Vandervelde, a autora principal do estudo, citada em comunicado.

“Embora muitos planetas tenham sido descobertos através da missão Kepler e de outras missões semelhantes, quase todos [os mundos descoberto] são planetas ‘antigos’ (…) Este planeta é apenas o quarto ou o quinto exemplo até agora encontrado de um gigante tão longe da sua ‘estrela mãe”, e os teóricos estão a lutar para explicar como se formaram ou como foram lá parar”, explicou a cientista.

O gigante recém-nascido orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, aproximadamente mil vezes mais jovem do que o Sol. O 2MASS 1155-7919 b orbita a sua estrela a 600 vezes a distância da Terra ao Sol.

Os cientistas não sabem ainda como é que um planeta tão jovem pode ter acabado tão longe da sua “estrela mãe”, esperando que novas imagens capturadas no futuro possam ajudar a compreender este mistério e a perceber como é que planetas destas dimensões podem acabar em órbitas tão amplas.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...