sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Vídeo mostra robot humanoide com expressões faciais reais


Uma empresa com sede no Reino Unido chamada Engineered Arts exibiu um novo robot cujo rosto e expressões são assustadoramente humanas.

Um vídeo teaser (abaixo) mostra o robot de rosto cinza acordando, distorcendo o rosto numa careta de choque e, em seguida, examinando as mãos sem acreditar. O humanoide termina a sua apresentação com um sorriso astuto, como se estivesse a tentar nos fazer pensar que, na verdade, ele estava a ganhar autoconsciência. No entanto, por enquanto - e apenas por agora - é apenas uma ilusão inteligente, uma sequência programada. Embora ainda seja um exemplo surpreendente de quão longe a robótica está a chegar. 

Ameca 

A Engineered Arts vê esse humanoide, denominado Ameca , como uma "plataforma para o desenvolvimento de tecnologias robóticas maiores". A engenharia pretende nos permitir estudar a interação humano-robot, e pistas faciais confiáveis ​​tornam essa tarefa muito mais fácil. A empresa disponibiliza o robot para compra e aluguer do evento, mas ainda não divulgou preço.


E uma advertência importante: embora Ameca seja impressionante em transmitir emoções através de expressões faciais, ela ainda não consegue andar. “Ameca é um robot modular, pretendemos aprimorar as suas habilidades temporalmente para que um dia caminhe”, diz o site da empresa, prevendo um futuro onde esses robots - assim como os replicantes do famoso Philip K. Dick - estará virtualmente indistinguível de um humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...