quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrada em funcionamento da 1ª fase do SIVICC
Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa

Posto de Observação Móvel
O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, a Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e o Comandante-Geral da GNR, Nélson dos Santos, participaram na cerimónia que assinalou a conclusão da 1.ª fase do SIVICC (Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa), que teve lugar no Posto de Observação (PO) do SIVICC, no Cabo Sardão (Odemira).
Com a conclusão da primeira fase do SIVICC entram em funcionamento dois Postos de Observação Fixos, em modo local, no Cabo Sardão e Praia do Ancão, três Postos de Observação Móveis e vinte câmaras digitais portáteis de observação nocturna. Foram, igualmente, concluídas as obras de adaptação do Centro Operacional Nacional, em Alcântara, que está dotado de todo o equipamento e tecnologia necessários à ligação nacional dos Postos de Observação do SIVICC, nas fases subsequentes.
Posto de Observação de Ancão

Posto de Observação Cabo do Sardão

O SIVICC é um sistema que se destina a garantir a segurança da costa portuguesa no território continental e que assegura a cobertura da área compreendida entre a linha de costa e uma distância de 24 Milhas Náuticas, 24 horas por dia. Este sistema permite a detecção e o combate a ameaças nos domínios das fraudes fiscais e aduaneiras, terrorismo, tráfico de droga, catástrofes ambientais, protecção de actividades económicas e combate à imigração clandestina, por via marítima.
A tecnologia ao serviço do SIVICC permite informação radar, visual (câmaras digitais), voz (rádio e telefone) e geográfica, de forma integrada,   acessível ao dispositivo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...