terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Um cometa super veloz ameaça as sondas marcianas

NASA / JPL-Caltech

Astrónomos da NASA estão vigiando com muita cautela o cometa Siding Spring, que sobrevoará Marte em outubro deste ano a uma distância extremamente perto e pode causar danos às naves espaciais em órbita de Marte.

Conforme relata o portal ciência PhysOrg, a 19 outubro de 2014 a rocha espacial formalmente batizada como 'C/2013 A1' passará sobre a superfície marciana a cerca de 138 mil quilómetros, que é dez vezes mais perto do que qualquer outra rocha identificada há jamais fez sobre a Terra. 

Os cientistas dizem que o fenómeno não pode ser observado a partir da Terra, mas poderia ser detectado pelas sondas de exploradoras de Marte. 

No entanto, os astrónomos também alertam para os riscos que poderiam estar as ditas naves espaciais em outubro, devido à poeira cósmica lançada durante a passagem do cometa.

Para avaliar os riscos potenciais que poderiam correr as sondas marcianas a Siding Spring está sendo vigiado a partir da Terra, Marte e o espaço aberto pelo Telescópio Espacial Hubble e a missão Neowise NASA, entre outros instrumentos espaciais para estudar o tamanho e número de partículas produzidas pela cauda. 

No entanto, a NASA decidiu situar suas sondas em locais estratégicos durante o período de maior risco para as partes mais vulneráveis ​​seus equipamentos não estão na linha de fogo do cometa, tentam evitar danos. 

De acordo com os astrónomos, o cometa e suas partículas sobrevoaram Marte a 56 quilómetros por segundo, o que é cinquenta vezes mais rápido que uma bala disparada por um fuzil de assalto e duas ou três vezes a velocidade do impacto de um meteorito.

C/2013 A1 El foi descoberto em 3 de janeiro de 2013 pelos astrónomos do Observatório Siding Spring na Austrália, e recebeu o seu nome. 

Observações anteriores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia (EUA), têm permitido continuar a calcular a trajectória que seguirá o objeto espacial quando sobrevoar Marte.

Tradução Google


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...