OS CIENTISTAS GARANTEM QUE NÃO HAVERÁ PERIGO
ROMA - Um asteróide andorinha do mar está-se aproximando da Terra: o primeiro do grupo tem um diâmetro de 20 metros e passará a 02 de dezembro às 5:51 hora italiana, os outros dois 'vão passarr' a 7 e 10 de dezembro.
O primeiro o Asteroid 2014 WC201 o momento da abordagem mais próximo da Terra, será a 540 mil quilómetros, ou seja, 1,4 vezes a distância da Lua.
"Obviamente que é uma distância segura, mas uma ocasião espetacular para observar a transição", diz o astrofísico Gianluca Masi, chefe do Telescópio Virtual e chefe científico do Planetário de Roma.
O canal de Ciência e Técnica da ANSA vai transmitir a passagem em direto em colaboração com o Telescópio Virtual à meia-noite dia 2 de dezembro.
A 'rocha' celeste revela Masi, será difícil de observar com telescópios pequenos, mas também pode tentar fotografar com equipamento amador, a partir do telescópio a fotografia "atinje o mais profundo" .
No momento da aproximação, afirma o astrofísico, o asteróide estará na constelação de Cães de Caça, quando começar o direto estará na constelação da Ursa Maior.
A 7 de dezembro passará mais perto o asteroide 2014 WX202: diâmetro apenas cinco metros chegará à distância mínima da Terra de 385.000 quilómetros (quase a mesma distância da Lua, que é 384 mil km) às 20:56 hora italiana.
A encerra o 'show' é o asteróide 2.014 WU200 com um diâmetro cerca de seis metros: alcançará a maior aproximação à Terra no dia 10 de Dezembro, às 17:15 hora italiana, passará 460.000 quilómetros do nosso planeta.
Fonte: firenzepost
Sem comentários:
Enviar um comentário