quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vídeos que criam «orgasmo mental» viram sensação na Internet

Vídeos que criam «orgasmo mental» viram sensação na Internet

Vídeos que pretendem gerar uma sensação de formigueiro a quem está a assistir a eles, conhecidos como ASMR ou «orgasmo mental», tornaram-se silenciosamente num fenômeno da Internet.

Algumas pessoas, ainda crianças, experimentam uma sensação física agradável no couro cabeludo quando têm um interesse especial ou ficam fascinados por algo, ou quando estão a ser tocados ou acariciados de determinadas maneiras.

A sensação é partilhada por muitas pessoas e tem um nome - ASMR. Além disso, há milhares de vídeos dedicados a provocar essa sensação.

Uma pesquisa pelas iniciais em buscas do Google resultam em 1,5 milhões de resultados. A maioria mostra o trabalho de «artistas de ASMR», a fazerem vídeos nos seus quartos, jardins e cozinhas. E alguns deles são incrivelmente populares.

À primeira vista, é difícil perceber o motivo. Por que alguém assistiria a 18 minutos de uma mulher a demonstrar formas de dobrar toalhas e guardanapos? No entanto, em dois anos, este vídeo teve 770 mil visualizações.

Há vídeos de ASMR que mostram mãos de mulheres com unhas arranjadas a batucar numa superfície de plástico, ou de alguém a tocar em embalagens de plástico, pessoas a receber massagens, ou a sussurrar para as câmaras. Há pessoas que fingem ser médicos fazendo um exame do nervo do crânio, outras fingem cortar cabelos, fazer uma entrevista de emprego ou ser uma recepcionista de um hotel (este vídeo dura 41 minutos e teve 460 mil visualizações).

O termo de pesquisa ASMR também traz vídeos de séries de televisão americanas dos anos 1980 em que o artista Bob Ross ensina ao espectador como pintar, correndo o pincel sobre a tela enquanto explica calmamente o que está a fazer, com a sua voz tranquila e aveludada.

O que todos esses vídeos têm em comum é que assistir a eles desencadeia - em algumas pessoas, pelo menos - uma sensação especial no seu couro cabeludo, melhor descrito como um zumbido ou formigueiro. É uma sensação relaxante e extremamente agradável.

As iniciais em inglês significam Resposta Meridional Sensorial Autônoma. Soa como um termo científico, embora não haja nenhuma ciência por trás disso e não esteja claro quem inventou a denominação. Parece-se com os arrepios ou o frio na barriga que algumas pessoas sentem ao ouvir certos tipos de música, mas as causas e a sensação são diferentes.

A decana dos videomakers desse tipo de trabalho é, sem dúvida, uma mulher loira com um sotaque do leste europeu que se identifica como Maria GentleWhispering.


Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...