quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Espaço sideral traz vestígios 'gritantes' de 7 radio galáxias gigantescas

Imagem relacionada

Astrónomos do México comunicaram que duas pesquisas efectuadas por dois telescópios diferentes lhes permitiram identificar sete novas fontes grandes de ondas de rádio no espaço sideral.

De acordo com os pesquisadores, gritos não podem ser ouvidos no espaço. Mas podemos de facto ouvir as coisas no espaço, e às vezes o que ouvimos está muito, muito, longe do nosso planeta. Cada galáxia no universo emite sinais de ondas de rádio que, uma parte delas, são vistos por nós como uma luz visível. Com o mapeamento dos sinais no monitor, conseguimos de facto ver os sinais de rádio, bem como a luz emitida.

Mas há galáxias que emitem ondas de rádio muito poderosas. Elas são conhecidas como radio galáxias ou radio galáxias gigantescas, dependendo de seu tamanho.

Para entender a dimensão de uma radio galáxia, na menor delas cabem 33 cópias da Via Láctea.

Recentemente, sete radio galáxias gigantescas foram descobertas por Jonatan Rentería Macario da Universidade Astrónomica de Zacatecas e Heinz Andernach da Universidade de Guanajuato. A maior radio galáxia registada por eles, J1301+5105, possui uma projecção linear de aproximadamente 8,44 milhões de anos-luz, o que a torna uma das maiores radio galáxias já encontradas; em primeiro lugar está a J1420-0545 com 16 milhões de anos-luz de comprimento.

Em julho, astrónomos indianos descobriram 25 radio galáxias, o que é impressionante. Mas, de fato, esse número não chega a ser nem uma gota em proporções espaciais.

Em 2015, o telescópio Hubble facilitou a descoberta de mais de 250 galáxias como parte do programa Campos Fronteiriços. Embora sejam pequenas em tamanho, estas galáxias surgiram depois de 600 a 900 milhões de anos depois da Grande Explosão. Astrónomos acreditam que sejam as galáxias mais velhas já descobertas. E não passa de apenas um aglomerado de galáxias, que se movem e colidem, causando explosões espectaculares de emissões de rádio, como explica Daily Galaxy.

Com tantas estrelas no universo, é necessário citar um físico ítalo-americano, Enrico Fermi, e a sua famosa questão sobre extraterrestres: "Onde estão todos?"

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...