sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Desvendado o mistério das auroras diferentes nos dois hemisférios


Há mais de dez anos que se detetou que as auroras do norte e do sul apresentam padrões e simetrias diferentes. A explicação pode estar relacionada com a pressão que os ventos solares aplicam sobre o campo magnético da Terra.

A explicação é avançada agora por um grupo liderado pelo estudante Anders Ohma, um estudante da Universidade de Bergen, na Noruega, que publicou as conclusões no Journal of Geophysical Research: Space Physics. Este grupo propõe que as diferenças sejam resultado da pressão dos ventos solares.

As auroras são causadas quando os ventos solares, carregados de partículas e plasma do Sol, embatem na magnetosfera da Terra. Estas partículas são canalizadas através das linhas magnéticas que correm de pólo a pólo, até que se esgote a energia. A precipitação e a ionização das partículas fazem com que as moléculas atmosféricas emitam luzes coloridas que são vistas nos céus polares. Em 2009, imagens de satélite da NASA mostraram que os pólos mostram auroras com diferentes padrões de intensidade.

Numa fase inicial, os investigadores teorizaram que as diferenças podiam ser causadas pela divisão e reconexão das linhas na cauda magnética da Terra. Esta cauda é gerada pelas interações entre os campos magnéticos da Terra e do Sol durante o período diurno em cada lado do planeta. No entanto, o grupo de Ohma testou esta teoria ao analisar múltiplas reconexões e constatou que este mecanismo servia, na verdade, para diminuir as assimetrias. A pressão do Sol sobre esta cauda é que afeta a formação das auroras, noticia o Motherboard. Quando os ventos solares atingem o lado diurno da Terra com uma orientação este-oeste, a cauda magnética torna-se mais inclinada durante a noite. Isto faz com que sejam geradas as assimetrias.

A teoria estará a ser agora aprovada pela comunidade científica. Veja a recriação visual do processo.


Fonte: EI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...