quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

FOTOS incríveis do outro lado da Lua são reveladas pela China


A China divulgou novos dados recolhidos pelo lander da missão Chang’e-4 e pelo rover Yutu-2, que continuam investigando o lado oculto da Lua.

Na última segunda-feira (20), a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) publicou uma nova série de imagens e dados, incluindo fotos da Lua em alta resolução, registadas pela Terrain Camera de 360° da sonda estacionária e pela câmara panorâmica do jipe espacial.

Recentemente, a CNSA havia disponibilizado uma grande quantidade de dados científicos recolhidos pela sonda, bem como imagens registadas pelas suas câmaras. Os dados foram recolhidos durante um período de 12 dias lunares, ou seja, quase o ano inteiro de 2019 segundo o portal Science Alert.

Doug Ellison, líder da equipe de engenharia da câmara do rover Curiosity, da NASA, baixou uma série desses dados, compartilhando algumas dessas imagens em seu perfil no Twitter.
Quatro fotos da cratera em diversas imagens divulgadas pela PCAM do Chang'e-4 e do rover Yutu-2. Agradeça a Doug Ellison pelas instruções e confira os incríveis dados em seu perfil (processamento, modelos 3D, panoramas...). 

Além disso, Ellison uniu algumas fotos para produzir imagens maiores e panoramas, incluindo vistas detalhadas de crateras e regolitos, bem como fotos do lander, rover, do horizonte distante e das trilhas deixadas pelo Yutu-2 na superfície lunar.

Além da galeria de Ellison, o Tchniques Spatiales também reuniu os dados obtidos pela câmara do lander em imagens e compartilhou em sua galeria publicada nas redes.

De acordo com Philip Stooke, cartógrafo do Centro de Ciência e Exploração Planetária da Western University de Ontário, nos primeiros 13 dias lunares, o rover dirigiu 351 metros.

Tanto o Chang’e-4 quanto o Yutu-2 são movidos a energia solar, por isso, hibernam durante a noite lunar, "despertando" entre 24 e 48 horas após o nascer do Sol no local de pouso da missão.

Actualmente, a China está se preparando para iniciar a missão da Chang’e-5, que deverá obter amostras da Lua e, até o final deste ano, deve ser lançada no foguete Long Mach

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...