sábado, 18 de janeiro de 2020

Meteoro visível em plena luz do dia em Porto Rico


Um enorme meteoro foi visível perto das 5:30 h de sexta-feira, 17 de Janeiro. "tratou-se de uma rocha espacial de vários pés de diâmetro, desintegrando-se a uma altura de entre 50 a 70 Milhas ( 80 km ) da superfície, e foi visível de toda a ilha", informou a sociedade de astronomia do Caribe (SAC).

A entidade indicou que o tamanho que deve ter tido o pequeno asteróide antes de penetrar a atmosfera, e adiantou que preliminar foi calculada de pelo menos dois ou mais metros de diâmetro.

"confirmamos que até ocasionou um som semelhante a uma explosão, devido à onda expansiva o ' Sonic Boom ' que produziu ao entrar na atmosfera", apontou Eddie Irizarry, vice-Presidente da SAC.

Acrescentou que esse som foi reportado por dezenas de testemunhas que conseguiram apreciar o impressionante meteoro.

A SAC indicou que mesmo que eventos como este possam causar a queda de fragmentos (meteoros) à superfície, neste caso devem ter caído no mar.

Na verdade, imagens captadas pelo satélite goes 16 sugerem que o pequeno asteróide se desintegrou sobre o mar a cerca de 38 km a norte de são João.

A organização esclareceu que o avistamento do meteoro não está relacionado à recente aproximação do asteróide 2020 an3, mas tratou-se de mais um pequeno asteróide. " todos os dias entra material do espaço na nossa a atmosfera. Ocasionalmente alguma rocha espacial algo maior pode fazê-lo, mas geralmente se desintegram ", indicou.

A entidade informou que este tipo de avistamento não deve causar preocupação alguma, já que se trata de eventos normais da natureza. "é mais uma razão para ocasionalmente olhar para o céu, já que quando menos se espera, você pode ver um meteoro impressionante tal como aconteceu hoje", destacou ao mesmo tempo que explicou que os asteróides pequenos são extremamente difíceis de detectar com antecipação.

Uma das imagens do enorme bólido (meteoro brilhante) mostra que foi tão resplandecente que até a luz que emitiu se reflectiu levemente no mar, tal como se aprecia nesta imagem registada pela Marlene Babilônia desde passeio no condado dom João..

Fonte: Facebook

Fonte: RT 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...