O asteroide 52768 (1998 OR2) gigante, que actualmente está vindo na direcção da Terra a uma velocidade de cerca de 31.320 km/h, foi fotografado com qualidade sem precedentes por astrónomos.
A gigantesca rocha espacial, de 4,1 quilómetros de comprimento por 1,8 quilómetros de largura, deverá sobrevoar o mais próximo do nosso planeta em 29 de abril a uma distância segura de 6,3 milhões de quilómetros, ou seja, mais de 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Tanto o projecto Telescópio Virtual, em Roma, quanto o Observatório de Arecibo, em Porto Rico, divulgaram novas fotos.
A equipe porto-riquenha brincou que a rocha espacial parecia estar em sintonia com as tendências aqui na Terra, usando uma "máscara facial".
© FOTO / OBSERVATÓRIO ARECIBO/NASA/NSF
Asteroide 52768 (1998 OR2)
O enorme objecto astronómico mede mais de 1,5 quilómetros de diâmetro e é classificado como um asteroide "potencialmente perigoso", pois todas as grandes rochas espaciais que chegam a 7.480.000 quilómetros da Terra recebem essa classificação.
Órbita do asteroide 52768 (1998 OR2)
O sobrevoo oferece aos astrónomos uma chance fantástica de aprender mais sobre a composição do 1998 OR2 à medida que ele passa. Ele também permitirá que se façam medições do planetoide para melhorar a definição do tamanho dos asteroides.
O rastreamento de asteroides gigantes também ajuda os cientistas a criar medidas para defender a Terra contra objectos que podem potencialmente representar um risco real para o nosso planeta.
Fonte: Sputnik News
Sem comentários:
Enviar um comentário