sexta-feira, 24 de abril de 2020

Novas FOTOS de asteroide gigante de 'máscara' que se aproxima da Terra


O asteroide 52768 (1998 OR2) gigante, que actualmente está vindo na direcção da Terra a uma velocidade de cerca de 31.320 km/h, foi fotografado com qualidade sem precedentes por astrónomos.

A gigantesca rocha espacial, de 4,1 quilómetros de comprimento por 1,8 quilómetros de largura, deverá sobrevoar o mais próximo do nosso planeta em 29 de abril a uma distância segura de 6,3 milhões de quilómetros, ou seja, mais de 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Tanto o projecto Telescópio Virtual, em Roma, quanto o Observatório de Arecibo, em Porto Rico, divulgaram novas fotos.

A equipe porto-riquenha brincou que a rocha espacial parecia estar em sintonia com as tendências aqui na Terra, usando uma "máscara facial".

Asteroide 52768 (1998 OR2)

O enorme objecto astronómico mede mais de 1,5 quilómetros de diâmetro e é classificado como um asteroide "potencialmente perigoso", pois todas as grandes rochas espaciais que chegam a 7.480.000 quilómetros da Terra recebem essa classificação.

Órbita do asteroide 52768 (1998 OR2)

O sobrevoo oferece aos astrónomos uma chance fantástica de aprender mais sobre a composição do 1998 OR2 à medida que ele passa. Ele também permitirá que se façam medições do planetoide para melhorar a definição do tamanho dos asteroides.

O rastreamento de asteroides gigantes também ajuda os cientistas a criar medidas para defender a Terra contra objectos que podem potencialmente representar um risco real para o nosso planeta.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...